quinta-feira, 31 de outubro de 2013

PISO EM CIMENTO QUEIMADO

Devido ao baixo custo do cimento queimado ele foi o mais  utilizado piso nas residências brasileiras durante décadas. Com a popularização de outros materiais, o revestimento aos poucos foi perdendo espaço. Mas, continua sendo uma opção econômica e cheia de estilo .
É resistente e de fácil conservação. Sua aplicação,  só não é indicada em áreas submetidas a alagamentos constante, já que pode provocar escorregos, por se tratar de um piso muito liso.
O cimento queimado nada mais é que uma argamassa de cimento, areia, água e aditivos, com espessura média de 30 mm, aplicada sobre um contrapiso de concreto. Apesar da simplicidade a aplicação, para obter resultados satisfatórios, deve ser feita por mão de obra experiente.
 
 

A ‘queima’ do piso é o nome dado ao processo de jogar pó de cimento sobre a argamassa ainda mole e úmida. A superfície é então desempenada com uma desempenadeira de aço, espalhando-se o pó de cimento sobre a massa e deixando o conjunto bem liso. Caso a base esteja muito lisa, pode-se utilizar chapisco sobre o contrapiso para aumentar a aderência. É preciso ficar atento ao aparecimento de bolhas de ar na massa, caso surja, basta alisar a superfície com a desempenadeira até o total desaparecimento das bolhas. O objetivo é evitar excesso de porosidade.
Um dos fatores que influencia a qualidade final do revestimento é a ‘cura do concreto’. Esse processo deve ser feito molhando-se a superfície logo após a execução do piso. Todo material cimentício requer água para a hidratação do cimento. Portanto, é imprescindível que não ocorra perda de água por evaporação. A secagem incorreta da massa pode levar à fissuração generalizada do piso.
 
 
Podem ser acrescentados aditivos à argamassa, para dar características especiais ao revestimento, como:  impermeabilizantes, aceleradores de pega (para uma cura mais rápida) e retardadores de pega, que permitem uma cura mais uniforme em extensas áreas com cimento queimado simultaneamente.
Após a secagem e antes do uso, é recomendada a aplicação de resina sobre o cimento queimado. Como se trata de um revestimento poroso, a selagem ajuda a evitar manchas de óleo ou bebidas, por exemplo. A resina pode ser fosca, acetinada ou brilhante, de acordo com o efeito esperado, deve-se lixar o piso, regularizando pequenas imperfeições, e logo após a limpeza, retirando todo o pó, passar a resina, em duas demãos.

No cimento queimado pode acrescentar cores ao revestimento. Para chegar aos tradicionais vermelho, amarelo, azul e verde, é preciso adicionar pigmentos à base de óxido de ferro, como pó xadrez e Bayferrox. Já pó de mármore e o pó de granito costumam ser incorporados à massa quando se deseja tons mais sóbrios ou claros.
O processo de pigmentação com corantes à base de óxido de ferro pode ser feito de duas formas, dependendo do resultado pretendido. A primeira é acrescentar o pigmento quando do preparo da argamassa, na porcentagem de 2% a 6% sobre a massa de cimento. Outra possibilidade é salpicar o pigmento sobre a argamassa antes de executar o processo de queima. Neste último caso, o efeito obtido será de um piso manchado, com ar um pouco mais rústico.
Para evitar alterações na cor desejada, o ideal é usar cimento branco e a areia branca. Uma boa dica é misturar o cimento com a mesma quantidade de pó de mármore, o resultado final fica um pouco mais claro (devido ao pó ser branco), e essa opção retarda a cura do material, garantindo maior tempo de trabalho e com maior qualidade, já que a argamassa ficará mais molhada e a secagem mais lenta.
 

Pequenas trincas e manchas são características do cimento queimado e conferem rusticidade ao revestimento. Além da cura bem executada, trincas de maior proporção são evitadas com a colocação de juntas de dilatação de plástico, madeira, metal ou material cerâmico. Todo material sofre retração e dilatação. Com o piso queimado não é diferente. Essa movimentação pode provocar fissuração no piso, por isso o espaçamento recomendado entre as juntas é de, no máximo, 1,5m nos dois sentidos.  A qualidade do substrato também influencia no resultado final, pontanto é importante verificar sua integridade. Caso esteja em condições adequadas, alinhado e sem tricas, o contrapiso deve ser limpo, desengordurado e ter o pó retirado para receber a argamassa do cimento queimado.

 
Existe no mercado misturas semiprontas de cimento queimado, geralmente à base de cimento, agregados e aditivos. Para essas opções a dosagem e a execução devem seguir as recomendações do fabricante. Além da aplicação como revestimento em pisos, alguns desses produtos são voltados para utilização em paredes e fachadas. Com relação às cores, a gama oferecida pelos fabricantes vai dos coloridos tradicionais a tons mais claros.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

SUSTENTABILIDADE:

“Desenvolvimento sustentável não é um estado fixo de harmonia, mas um processo de mudança no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e as mudanças institucionais são feitas de uma forma consistente não só com as necessidades do presente mas também com o futuro”.
 (H.P. Kanegae, 1998)
 
 

terça-feira, 29 de outubro de 2013

ETAPAS DE UMA OBRA: ESQUADRIAS

Esta na hora  de instalar as janelas e portais, em se tratando de esquadrias de metal, PVC ou madeira; ou são feitos os enquadramentos caso tenha optado por janelas e/ou portas de vidro temperado (o popular blindex). "Enquadrar" uma janela é rebocar a parte de dentro dela, deixando-a com um aspecto já finalizado, do jeito que ela vai ficar para receber a pintura e o vidro.
 
 
As portas internas, especificamente as de madeira, são compostas por diversos itens. Algumas madeireiras vendem kits de portas que são instalados de uma só vez na fase de acabamento, com espuma de poliuretano, para usar esses kits, só é preciso deixar os portais enquadrados. No sistema tradicional (que é mais barato), é na fase do reboco que você precisa comprar e instalar os portais, apenas eles - comprar as portas em si e os alisares (as molduras que ficam em torno dos portais) é arriscado, pois eles podem pegar sujeira, mofo e umidade enquanto não chega a fase de acabamento, que é quando eles realmente são instalados. Decida logo se suas portas, e os respectivos portais e alisares, serão pintadas ou envernizadas: se você quer manter a tonalidade natural da madeira, será preciso instalar os portais já selados e envernizados, para que o cimento não cause manchas. Na hora de comprar verniz, será preciso escolher entre brilhante e fosco, e também entre o tipo comum ("Copal") e o tipo marítimo (mais resistente e fundamental para áreas que recebam chuva ou muita luz direta do sol). Não esqueça de comprar os pregos, que serão fincados nos portais para fixá-los à alvenaria.

 
Para as esquadrias de metal, é recomendado comprar tudo de uma vez. Assim, se pode negociar um preço mais baixo, e  é bom comprar todas as portas e janelas de uma mesma linha, fica esteticamente mais bonito. As esquadrias de alumínio são leves, não enferrujam e precisam de pouca manutenção, mas são mais caras do que as de ferro (o dobro ou triplo do preço), e pelo fato de poderem manchar em contato com o cimento, e por terem espessura menor do que as de ferro, exigem que a mão-de-obra já tenha experiência com elas. Por outro lado, as janelas e portas de ferro, relativamente baratas, mais fáceis de instalar e em grande variedade de modelos e medidas, exigem pintura impecável para que não se enferrujem com facilidade (o que invariavelmente vai acontecer em algum momento), principalmente se a cidade é litorânea.

 
O vidro temperado é uma opção que não é barata, vai exigir a instalação de cortinas e/ou persianas, mas dá um visual moderno. As portas e janelas de blindex não permitem furos ou cortes depois de prontas, e por isso é fundamental que a própria empresa fabricante/revendedora mande alguém na obra para tirar as medidas, depois que os enquadramentos já forem feitos (ou até mesmo depois da pintura). E atenção para um detalhe - as janelas de blindex normalmente usam peitoris, de mármore ou granito, e muita gente gosta de usar molduras externas ao redor delas. Pois bem: depois do requadramento, chame a empresa que vai fazer e montar essas molduras (para o exterior, elas devem ser de concreto, e não de gesso). Depois que elas estiverem instaladas, chame a empresa vendedora dos peitoris, para que um revendedor tire as medidas já somando a espessura das molduras à espessura das paredes (o ideal é que, no lado de fora, o peitoril ultrapasse a moldura em 0,5cm ou um pouco mais). E só depois chame o vidraceiro, que levará mais uns 15 dias para entregar o material sob medida.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

CASA DEL AGUA (ROMITA - MEXICO)

A Casa del Agua é um projeto de interiores  do designer  Hector Esrawe, fica localizada no México (Romita), concebida pela empresa mexicana "Bosco Quinzanõs", produz e engarrafa cerca de 300 garrafas de água de chuva por dia.
É uma fábrica artesanal de água aberta ao público, onde o cliente pode degustar no local ou levar a água para casa em embalagens de vidro retornáveis com tampas de cerâmica desenvolvida pelo "Nouvel Estúdio".
 
É bom saber dessa engarrafora de água para se ter a dimensão  da importância de recuperar a água da chuva, já que a água é uma das maiores riquezas da humanidade, mas, vale salientar que antes de chegar ao consumidor final ela passa por um extenso tratamento. O prédio de três andares, revestido em madeira reciclada e cerâmica, conta com um terraço e com um jardim, instalado no teto do prédio, onde a água da chuva é coletada. Depois de cair no jardim, a terra detém algumas partículas e o restante da água passa por uma filtração tripla que elimina o odor, sabor e algumas minúsculas partículas.
 
Para total limpeza o processo de destilação  da água passa por tubos até que fique totalmente limpa. Nesta etapa a água perde seus sais minerais e para que recupere seus benefícios é colocada em contato com ímãs e pedras que ajudam a retomar o nível de alcalinidade ideal para o consumo humano.
 






 









 
 

domingo, 27 de outubro de 2013

Benefícios da Arquitetura Bioclimática em cidades úmidas

Estudos indicam que até 60% das pessoas que trabalham ou residem em locais mal ventilados sofrem de sintomas respiratórios como asma, rinite, rouquidão entre outros.
A Organização Mundial de Saúde reconheceu a chamada Síndrome do Edifício Doente, que se caracteriza pelo grande número de sintomas como mal-estar, dor de cabeça, espirros e ardor nos olhos , coriza, tosse seca e alterações na pele.
Os profissionais – tanto da área de arquitetura quanto da ambiental – estão buscando cada vez mais formas de reduzir e neutralizar os males ue afligem a saúde das pessoas, fornecendo-as também, uma vida mais sustentável.
 
casa-autonoma.blogspot.com.br
 
Como a Arquitetura Sustentável influencia sua saúde?
A Arquitetura Bioclimática estuda os elementos arquitetônicos afim de melhorar a relação entre o homem e a natureza e tem como princípios básicos:- Posicionamento dos ambientes levando em consideração posicionamento solar e acústico (Insolação e acústica);- Circulação de ar e sua exaustão por aberturas e corretes de ar (Ventilação);- Espaços confortáveis utilizando fontes naturais (Sustentáveis);- Edifícios com qualidade construtiva (Visual e estrutural);
 
Fontes Renováveis
- Para criar uma boa estratégia de projeto observe os fatores climáticos que, influem diretamente na escolha dos materiais que serão inseridos.
 
- Os fatores dinâmicos do clima afetam o desempenho térmico do edifício, no entanto, essa variação de calor do edifício depende de alguns fatores arquitetônicos, que podem contribuir para a melhor captação de energia e o menor consumo. Exemplo: orientação do sol, da ventilação, a forma e a altura do edifício, características dos materiais e cores, entre outros.
 
- A água também é um elemento natural que deve ser utilizado de forma racional. Para isso, são inseridos sistema de captação de água da chuva, tratamento de efluentes e reservatórios de água, possibilitando a irrigação de plantas e a limpeza residencial. Existe uma gama de produtos no mercado, que hoje, são oferecidos para a diminuição do desperdício de água como as linhas de produtos de uso público.
www.247arquitetura.com.br
Dicas para uma casa Sustentável e “saudável”
bibocaambiental.blogspot.com.br

sábado, 26 de outubro de 2013

"Harmonic Convergence"

Conheça a instalação colorida em um dos acessos do Aeroporto  Internacional de Miami do artista e arquiteto Christopher Janney A intervenção é constituída por uma sequência de vidros coloridos em forma de diamante, as peças são formadas a partir de um padrão de 61×61 centímetros e cortadas em ângulos de 45 graus, utilizando vidros de alta tecnologia em relação a aspectos ligados a cor, permitindo gerar sombra, controlar a entrada de luz e  regular a alta temperatura da região. Em intervalos regulares, foram colocados auto falantes para que seja  possível escutar uma série de sons à medida que as pessoas passam pela obra de arte, criando uma ‘imagem sonora’, com sons naturais típicos do local. 
 




 

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

CONHEÇA "COCOON 1"

Cocoon 1 é  um  mobiliário lançado pela "Micasa Lab", que transcende o inimaginável, integra
objeto e espaço. Ideal para quem quer ficar na absoluta paz, sem ouvir nem o cantar dos pássaros.
Existe uma variedade enorme de casulos, com as mais diversas funções, já que eles são vendidos em módulos (mídia, cozinha, sala, local para rede e etc...), seja no chão, elevado ou preso ao teto. É completamente transparente e mede 180 centímetros de diâmetro.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

CANNON BEACH RESIDENCE

Localizada na praia de Oregon, A Cannon Beach Residence projetada pela Nathan Good Architect para ser ecológica. Construida na praia de Oregon (USA), usando apenas materiais reciclados. Ela fornece mais energia do que consome, graças ao seu telhado que tem um sistema fotovoltaico e as suas paredes de concreto com 30 centímetros de espessura. Além disso, existem tubos solares térmicos que fornecem água quente e uma bomba de calor que aquece e resfria o ar. Até mesmo a vista da casa para a praia, além de linda, fornece muita luz natural durante todo o período de sol.
 






 
 
 
 
 
 


 



 

 

terça-feira, 22 de outubro de 2013

CONHEÇA O BELO APARTAMENTO DA ATRIZ WHOOPI GOLDBERG

A atriz Whoopi Golberg, ganhadora do prêmio máximo do cinema (Oscar), está vendendo seu apartamento, tipo loft, em Nova Iorque (USA), no badalado bairro do SoHo. Ele tem: dois quartos, dois banheiros e 340 m2,e custa US$ 3,99 milhões.






 

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

ETAPAS DE UMA OBRA: REBOCO

O reboco é uma mistura de cimento e areia (dos tipos rosa e lavada) que é mais fina e frágil que o concreto, que leva brita. Primeiro essa massa é salpicada na parede, formando o chapisco. Depois, grandes colheradas dessa massa são arremessadas com força na parede  para formar o emboço. E aí sim o pedreiro, com uma régua de alumínio, alisa esses bolos de massa para deixá-los  nivelados e lisos, formando o reboco.
A fase de instalação deve ser muito bem planejada e conferida depois de pronta porque quebrar reboco para mudar alguma é jogar dinheiro fora, e pode dar muito trabalho se ninguém mais lembrar onde estava passando aquele cano. Estamos a meio caminho andado para o acabamento, e já se deve começar a pensar nos revestimentos de parede que serão utilizados. É preciso caprichar na massa: um reboco que leve muita areia, para economizar cimento, fica frágil e farelento demais, o que, na prática, significará muita dor de cabeça na hora em que você quiser bater um prego na parede para colocar um quadro, por exemplo.

 

domingo, 20 de outubro de 2013

Bela Escultura (Montreal - Canadá)

Conheça a escultura do franco-britânico Raymond Mason, instalado em 1986, na avenida McGill College  (Montreal - Canadá),  implantada em quatro níveis, simbolizando a fragilidade da raça humana, com uma série de pessoas de todas as idades, raças, rostos e condições.
 


sábado, 19 de outubro de 2013

Edifício Ágora Garden (Taipé - Taiwan)

Projetado para ser luxuoso sem deixar de ser sustentável, o edifício Ágora Garden começou a ser construído na cidade de Taipé, ao norte de Taiwan, na Ásia, com previsão para ser inaugurado em 2016, terá apartamentos de 540 m². Assinado pelo escritório belga Vincent Callebaut Architectures, vencedor do concurso em 2010, o prédio terá 100 metros de altura e uma estrutura que faz giro de 90 graus a partir do solo.
 
Inspirada no eixo do DNA e na posição das mãos da escultura "A Catedral", do francês Auguste Rodin, a construção de 42.335 metros quadrados permitirá com que se tenha uma ideia diferente sobre sua forma dependendo do ponto de vista. Os lados leste e oeste se assemelham a uma pirâmide romboidal, enquanto quem olha para os pontos norte ou sul tem a impressão de estar diante de uma pirâmide invertida.
A empresa traduz assim as linhas do Agora Garden: “Nem uma única torre, nem torres gêmeas, o projeto avança para o céu com duas torres helicoidais que se unem em tordo de um núcleo central. Ele traz uma multiplicação de pontos de vista para a paisagem urbana e uma hiperabudância de jardins suspensos”.
A vegetação incorporada à fachada vai oferecer aos moradores pomares, hortas orgânicas, jardins aromáticos e plantas medicinais. As varandas possuem tanques para água da chuva, ninhos para aves e instalações de compostagem para a conversão de resíduos residenciais em adubo.